Alguns registros do IV WFE

Agradecemos a todos que acompanharam uma, outras ou todas as atividades de nosso evento, que iniciou na quarta-feira pela manhã com a Mostra de Trabalhos PIBID Filosofia UFRGS. Os bolsistas do PIBID estão de parabéns pela dedicação e pela qualidade de seus trabalhos!

Agradecemos também a oportunidade viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação de utilizar o Centro Municipal de Cultura, mais especialmente o Auditório do Atelier Livre, no dia 30 de junho, de Greve Geral.

(Os trabalhos que envolveram temáticas de gênero e feminismo merecem especial atenção: Maria Carolina Gurcaz e Eduardo Telles, na EJA do CAp UFRGS, desenvolveram um “Machistómetro” como material de sondagem e sensibilização da turma, formada apenas por homens, para os temas abordados na sequência didática; Márcia Laux e Rafaela Nunes, de sua parte, mostraram suas oficinas que de “empoderamento lógico” do discurso feminista – o batismo talvez seja ainda fruto da embriaguez causada pelo I Vozes Femininas na Filosofia, em que também se tratou do tema do ensino)

Foi muito bom poder trocar ideias e impressões sobre a crise do ensino de filosofia, sobre as possibilidades de defesa da filosofia no Ensino Médio, sobre estratégias de planejamento e ensino de filosofia na EJA, sobre ensino de história da filosofia, sobre os desafios à formação de professores no contexto atual e sobre seus modos de qualificação.

A primeira tarde do evento foi gravada, mas está disponível somente por dentro da grande bolha azul. Algumas fotos, aqui.

Esperamos poder disponibilizar em breve um dos resultados do evento em formato de e-book, a exemplo do que fizemos com os textos da segunda edição.

Vale destacar que esta semana – na qual também ocorreu o III Encontro Nacional do PIBID Filosofia, foi publicado o e-book resultado do II Encontro Nacional do PIBID Filosofia, sob organização das colegas Ângela Cilento, Marinê Pereira e Patrícia Velasco.

Para finalizar, deixamos aqui dois links com novos números de periódicos especializados em educação, cuja temática nos é de maior interesse:

A revista Em Aberto, em seu volume 30, n. 98 (2017), tem como tema “Políticas públicas para formação de professores”.

Educação e Sociedade, em seu vol 38, n. 139, foca nos desafios impostos com as mudanças na estrutura do Ensino Médio brasileiro.

Boas leituras e até breve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s