Filosofia para/com/e crianças: Quais linguagens? Quais métodos?

Na tarde do segundo dia de evento falaremos sobre filosofia e infância na escola. Vejamos os resumos de nossos colaboradores:

Quem pode filosofar?

Fábio Gai Pereira/UFRGS/ EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum/ Colégio N. Sra. do Bom Conselho

É difícil estabelecer um critério para distinguir quem está capacitado a filosofar. Talvez antes seja necessário definir o que é filosofarpara então podermos estabelecer as características necessárias para que se possa exercer essa atividade. A noção de problema filosófico, aqui, pode ajudar. Assumamos que um problema filosófico seja um desafio lançado por uma pergunta filosófica. Admitamos, pelo menos, quatro características de uma pergunta filosófica: 1) sempre ligada à tentativa de compreensão de grandes temas como a natureza da liberdade, os limites do conhecimento, a formação dos juízos estéticos, enfim; 2) é profunda, pois exige um esforço que vai além dos simples questionamentos cotidianos; 3) é complexa, pois não pode ser respondida com um mero sim ou não; 4) é respondida com um debate de ideias e não com uma pesquisa ou com algum método experimental. Bem, a partir desses elementos, se tentar resolver um problema filosófico com todas as possibilidades que se tem, com todos os instrumentos intelectuais que se conhece no momento, mesmo que não sejam os melhores, se estar nessa empreitada com todo o empenho genuíno é fazer filosofia, então não vejo motivo para não reconhecer a legitimidade do exercício filosófico de uma criança que está tentado revolver um problema filosófico com aquilo que possui, com toda a entrega possível e com o desejo verdadeiro de encontrar a resposta.

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Possibilidades e limites do ensino público em periferias de Porto Alegre: o vínculo afetivo como um fundamento pedagógico

João Francisco de Siqueira Rodrigues (EMEFs Heitor Villa-Lobos/América/Emílio Meyer)

Uma metodologia teoricamente consistente não oferece qualquer garantia de sucesso quando se trata de lecionar em escolas de periferia de uma grande cidade. Qualquer metodologia parece estar destinada ao fracasso se não for buscado o estabelecimento de um mínimo vínculo afetivo com alunos e alunas. Esse vínculo só pode ser atingido quando o professor ou professora é visto pelos alunos como um semelhante e não como um estrangeiro em sua comunidade. O professor deve saber ceder. Nesse sentido, o atendimento equilibrado das demandas do educando, criando nele uma percepção de reconhecimento por parte do professor, é fundamental: aulas sobre temas sugeridos pelos próprios alunos, debates ao ar livre, atividades que promovam a interação entre docente e discente são instrumentos poderosos para a consolidação de um ambiente pedagógico saudável. A construção do vínculo afetivo pode configurar-se em importante fundamento para o sucesso de qualquer projeto pedagógico, bem como precioso instrumento de inclusão social.

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A filosofia e a interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamental

Rafael Ramos Cioquetta (CMEBs Eva Karnal Johann/ Alberto Pasqualini)

Os professores de filosofia que tem a oportunidade de trabalhar com as séries iniciais do Ens. Fundamental tem um espaço de trabalho bastante prolífico para contribuir com o planejamento curricular característico desse âmbito educacional.  Muitas das características da formação filosófica podem ser bastante eficientes na elaboração de projetos interdisciplinares,  fundamentais para integrar as áreas do conhecimento de uma maneira coerente para os alunos.  Serão apresentas algumas considerações  sobre as possibilidades de atuação dos professores de filosofia nesse âmbito a partir de  experiências realizadas em projetos de escolas municipais da cidade em Esteio-RS.

 

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2 ideias sobre “Filosofia para/com/e crianças: Quais linguagens? Quais métodos?

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