O ensino de filosofia para jovens e adultos: perspectivas metodológicas

Na tarde do dia 13/07, primeira do evento, os professores Gustavo Coelho (Colégio Israelita Brasileiro e no Colégio São Judas Tadeu) e a professora Rúbia Vogt (CAp/UFGRS) falarão sobre didática da filosofia na modalidade de ensino de jovens e adultos. A mediação da discussão fica por conta da professora Inara Zanuzzi (Filosofia/UFRGS).

Abaixo o resumo da comunicação do professor Gustavo, intitulada “Instrumentalização e Aprendizado Ativo no Ensino de Jovens e Adultos”

Quando se trata de definir conteúdos e métodos para um programa de ensino na educação
básica, todo professor deveria se fazer, pelo menos, duas perguntas: (1) “Quais são os meus alunos?” (2) “Quais são as contribuições que minha disciplina pode dar para a formação de um indivíduo autônomo?”. No contexto do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a resposta à primeira pergunta coloca grandes desafios para a definição de um programa de ensino a partir de uma resposta à segunda pergunta. Isso porque os alunos de EJA formam um grupo, sob diversos aspectos, bastante heterogêneo e, com muita frequência, com consideráveis lacunas no desenvolvimento de sua capacidade de leitura, análise e redação de textos, argumentativos ou não. Além disso, a maioria desses alunos dispõe de pouco tempo extraclasse para se dedicar ao estudo e chega às aulas após uma cansativa rotina de trabalho. Frente a esse diagnóstico, pretende-se defender que a disciplina de Filosofia, enquanto atividade eminentemente argumentativa, deve desempenhar um importante papel de instrumentalização entre os alunos do EJA – sem perder de vista as contribuições genuinamente filosóficas que ela pode e deve dar – e que isso deve ser feito, em geral, através de estratégias de aprendizado ativo, algumas das quais serão sugeridas, que otimizam o tempo do aluno e respeitam o seu ritmo de aprendizado.
Anúncios

3 ideias sobre “O ensino de filosofia para jovens e adultos: perspectivas metodológicas

  1. Pingback: Pensando uma alfabetização filosófica na EJA | Workshop de Filosofia e Ensino

  2. Pingback: Programação do III WFE – Linguagens e métodos | Workshop de Filosofia e Ensino

  3. Pingback: III WFE – Linguagens e métodos – Programação | Workshop de Filosofia e Ensino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s