“Uma defesa da disciplinaridade” – Mesa redonda

Na quarta-feira (22/07) à tarde serão apresentados dois trabalhos na mesa redonda “em defesa da disciplinaridade”.

fotoexpo (1 of 1)A ideia principal deste momento do evento é contrabalancear argumentos contrários e favoráveis aos agenciamentos interdisciplinares no currículo do ensino médio, com especial atenção aos modos pelos quais a filosofia é pensada em tais articulações.

O professor Ronai Rocha falará sobre interdisciplinaridade e transversalidade mais ou menos nos moldes do que foi apresentado em sua palestra do outono de 2014 na UFRGS.

Já a professora Marta Vitória de Alencar apresentará uma comunicação intitulada “A disciplinaridade da Filosofia: entre o possível e o necessário”. Eis seu resumo:

Desde o surgimento das primeiras escolas experimentais no Brasil, na década de 60, estão colocadas em pauta na cena da Educação brasileira questões em torno da integração dos saberes e conhecimentos, e consequentemente das disciplinas. Nessa experiência constituiu-se um trabalho de vanguarda pedagógica que gradativamente foi ressoando na academia, que colocou em voga certas demandas para as práticas escolares. No entanto, o que se observa na prática é um certo campo de tensão entre a idealização de uma integração de saberes e conhecimentos e as condições de possibilidade para sua efetiva integração.

Nesse tensionamento, pretende-se explorar as noções de disciplinaridade e interdisciplinaridade numa perspectiva de problematização das formas de organização do currículo que operam com o desejo de integração dos saberes e conhecimentos, em particular a própria noção de integração como sendo aquilo que despertaria o interesse do aluno, levando-o a um processo de escolarização mais significativo, e consequentemente a um maior engajamento com o conhecimento e o mundo.

Nossa problemática com o ensino de filosofia se situa portanto na cena escolar, isto é, no campo de tensões e demandas colocadas para a filosofia, resultantes do encontro das especificidades da filosofia e certas expectativas sobre o que deve ensinar a filosofia na escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s