“Lógica e interdisciplinaridade: conexões curriculares”

Hoje disponibilizamos os resumos das palestras de Frank Thomas Sautter (UFSM) e Nastassja Saramago Pugliese (USA/UGA), a serem apresentadas na tarde de quinta-feira, dia 23/07/2015. O tema é específicamente vinculado ao currículo da disciplina de Filosofia, em suas conexões com a Língua Portuguesa e a Matemática. A mediação desta mesa redonda será realizada por Gisele Secco (UFRGS).

“Compreensão lógica e compreensão cotidiana”

Frank Thomas Sautter

Quaisquer diferenças entre orações logicamente equivalentes são irrelevantes para a Lógica. Contudo, orações logicamente equivalentes podem exibir diferentes níveis de compreensão. Examinarei diversos casos de orações logicamente equivalentes, porém distintas quanto ao seu nível de compreensão, especialmente aquelas que contêm negação ou quantificação.

Outro recorte

Foto: Gisele Secco

“O método de interpretação natural e o uso dos números inteiros não-negativos como universo de discurso: intersecções entre o ensino de lógica e a matemática elementar”

Nastassja Saramago Pugliese

A partir do método de interpretação natural para construção de contraexemplos a argumentos na lógica de predicados, procurarei mostrar que a opção por um universo de discurso é uma característica que torna o procedimento de análise de estruturas argumentativas propenso à atividade interdisciplinar. Entretanto, salientarei que nem todas as disciplinas são adequadas para cumprir este papel. Enquanto as disciplinas de cunho empírico geram problemas para a eficácia do método, a matemática é não só adequada como também aliada do procedimento de interpretação natural. O uso dos números inteiros não-negativos como universo de discurso gera uma situação de aprendizagem que é benéfica tanto para o ensino da matemática, ao exigir do aluno o raciocínio matemático descritivo e relacional, como para a lógica por facilitar o entendimento das estruturas argumentativas e da noção de argumento inválido.

Anúncios

Uma ideia sobre ““Lógica e interdisciplinaridade: conexões curriculares”

  1. Pingback: Inscrições e programação | Workshop de Filosofia e Ensino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s